A melhor maneira de viajar com animais pela Europa

Antes de vir, a gente tinha criado uma realidade em nossa mente que, por ser um continente muito mais pet-friendly que o nosso, viajar com as gatinhas por aqui seria muito acessível. E de certa forma, é sim. A questão está na locomoção: as companhias aéreas de baixo custo mais famosas, como Ryanair e EasyJet, não viajam com animais. A Transavia e a Volotea viajam, mas a taxa para cada perna da viagem custa 40 euros, sempre mais cara que a nossa própria passagem. Os ônibus também não viajam com animais por aqui (o que eu não entendo é o critério, pois viajam com certos tipos de humanos que…)

Então descobrimos as soluções: trem e BlaBlaCar.

Vamos começar pelo trem: fizemos muitas viagens dentro da Europa de trem com elas (Praga — Berlim; Cracóvia — Budapeste; Budapeste — Belgrado; Belgrado — Ljiubljana; Belgrado — Zagreb; Paris — Marseille; Marseille — Aix-en-Provence). Nos trens da DB Bahn, animais que viajam nos transportes não precisam pagar nada; já animais que não caibam na caixa/bolsa de transporte devem pagar a tarifa correspondente a crianças entre 6 e 14 anos e usar coleira e focinheira durante toda a viagem.

Já pela TGV (que ainda não viajamos), animais que pesam até 6kg podem viajar na bolsa de transporte, pagando uma tarifa de €7. Animais com mais de 6kg, viajam na coleira e com focinheira, pagando 50% da tarifa da 2ª classe (mesmo que você viaje de 1ª classe).

No Eurostar, infelizmente, não é permitido viajar com animais. Aliás, viajar com animais para a Inglaterra é uma complicação só, e em breve chega post sobre isso!

Mesmo em trens que não tem essa cabine (sabe, aquela parecida com os trens do Harry Potter? Se não sabe, olha esse vídeo nosso indo da Cracóvia para Budapeste: https://www.youtube.com/watch?v=YU_nD4GPjRM), as gatas viajam de maneira bem confortável, mesmo que a gente não, haha porque as bolsas ficam em nossos colos ou na mesinha portátil:

Flor trem Europa

E nossa opção favorita, mas que nem sempre está disponível, é o BlaBlaCar. Já pegamos carona de Paris a Pont-Sainte-Maxence, Berlim a Praga, de Praga para Cracóvia e todas as vezes foram sucesso. O importante no BlaBlaCar é procurar pelo símbolo do animal de estimação, que informa se o motorista é pet-friendly, no anúncio da carona que você quer reservar:

Blablacar trem Europa

Caso não tenha nenhum símbolo de animal, você pode perguntar ao motorista se ele topa levar você e seu bichinho. A gente sempre fala das gatinhas, mesmo quando tem o símbolo informando que animais são aceitos, e isso é bom, porque na nossa viagem de Berlim — Praga, o condutor aceitava cachorro mas era alérgico a gato; nossa sorte foi que ele nos levou mesmo assim, tomou um antialérgico antes da viagem e deu tudo certo!

A maioria dos motoristas viajam com apenas dois passageiros no banco de trás, então é suuuper confortável.

Já viajamos de avião com elas também (dã, mas estou falando dentro da Europa haha) pela Transavia; foi muito tranquilo, verificaram toda a documentação delas no check-in em Paris e fomos parados na alfandega em Praga para que elas fossem “fiscalizadas”: leram o microchip, verificaram a sorologia e a carteira de vacinação, e pronto, liberadas.

Elas ficam muito de boas em todo meio de transporte, inclusive adoram, e são muito mais confiantes que eu no avião, que morro de medo.

Fran trem Europa

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s